A necessária atualização do ensino jurídico
The necessary update of legal education
Fabrizio Bon Vecchio
Leandro Villela Cezimbra
Sumário: 1. O Ensino Jurídico no Brasil; 2. Novas abordagens – transversalidade; Considerações finais.
Resumo: O presente ensaio tem por escopo trazer à baila uma discussão que já é feita pela academia, ainda que timidamente, mas que é muito necessária ao desenvolvimento da ciência jurídica e de seu ensino. Desde os primórdios do ensino jurídico no Brasil pouco se mudou com relação à forma de ensinar e, no que se refere à relação do conteúdo com a vida prática do futuro profissional, a situação é bastante preocupante. A relação de conteúdos ministrados que não dialoga com as demais áreas do conhecimento faz com que o Direito seja visto como um fm em si mesmo, violando por completo o verdadeiro sentido da ciência jurídica, que é a busca pela pacificação social. É chegada a hora de uma verdadeira atualização, desde suas bases até a busca por um resultado que dê à sociedade operadores do Direito mais preparados para os desafios que o novo mundo propõe. O domínio de novas tecnologias e o desenvolvimento de uma mentalidade mais transversal – que faça com que o Direito converse com as demais áreas do conhecimento – é fundamental. Discutir novas abordagens, trazendo conteúdos mais práticos e presentes no dia a dia dos estudantes é uma necessidade premente, ainda mais quando se está diante de uma ciência social por excelência, como o Direito. Neste diapasão é que o presente ensaio pretende discutir tais atualizações.
Palavras chaves: Ensino Jurídico; Atualização; Transversalidade.
Abstract: The purpose of this assay is to bring up a discussion that is already being made by the academy, albeit timidly, but which is very necessary for the development of legal science and its teaching. Since the beginnings of legal education in Brazil, little has changed with regard to the way of teaching and, with regard to the relationship of content with the practical life of the professional future, the situation is quite worrying. The list of contents taught that does not dialogue with the other areas of knowledge means that Law is seen as an end in itself, completely violating the true meaning of legal science, which is the search for social pacification. The time has come for a real update, from its foundations to the search for a result that will give society operators of Law better prepared for the challenges that the new world proposes. The mastery of new technologies and the development of a more transversal mentality – that makes the Law talk to other areas of knowledge – is fundamental. Discussing new approaches, bringing more practical content and present in the students’ daily lives is an urgent need, especially when it comes to a social science par excellence, such as Law. It is in this tuning fork that this assay intends to discuss such updates.
Key words: Legal Education; Update; Transversality.